Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Para mais informações clique aqui.

Ensino | 3º Ciclo

3º Ciclo

“200… E + VIVE O SONHO!”

 

Sejam bem vindos ao 3º ciclo.

Este ano o lema do novo ano é um convite pessoal para personificar e viver o sonho de Marcelino Champagnat que cumpre em 2 de janeiro de 2017 200 anos. Convidamos o aluno marista a formular o seu sonho, a acreditar que pode construir o seu projeto pessoal para o futuro, de mãos dadas com os educadores, e amparado pela Boa Mãe.

O Projeto Educativo do Colégio Marista de Carcavelos procura uma resposta adequada aos alunos da sociedade atual.  O aluno é o centro da ação pedagógica dos docentes e do pessoal não docente, onde se procura educar a inteligência mas também o coração. É um Projeto diversificado onde se respeita o ritmo de cada aluno e onde o protagonista é o aluno. Aos encarregados de educação cabe a função de principais “professores (educadores)” dos seus filhos. Devem assumir, de forma cooperativa com o Colégio, a formação integral dos alunos e a transmissão dos valores morais, éticos e religiosos.

Não existindo dois alunos iguais, não se pode exigir a todos o mesmo, da mesma maneira e ao mesmo tempo. Por outro lado, acreditamos que cada um contém um manancial de capacidades, muitas vezes ainda por descobrir. É por isso que valorizamos o desenvolvimento em aula das Inteligências Múltiplas. Procuramos essencialmente educar para a vida.

Propomos desenvolver uma capacidade de interioridade e reflexão sobre si, mas especialmente sobre o outro e sobre o mundo. É na partilha e na cooperação com o outro que o crescimento pessoal é mais rico. É no 3º ciclo que a capacidade de introspeção atinge um pico ótimo de desenvolvimento. Desta forma, pretende-se o desenvolver do autoconhecimento, que ilumina a escolha do caminho que os jovens querem para as suas vidas, para, consciente e refletidamente, enfrentarem com segurança todos os desafios que ocorram ao longo do seu percurso.

Também a solidariedade é um objetivo a desenvolver, consciencializando os nossos alunos que o ser solidário é comprometer-se com os outros, vivenciando as suas dificuldades e acompanhando o caminho para as ultrapassar.

Contamos então com ”o teu sonho" para um novo ano letivo, onde a pontualidade e assiduidade devem continuar a ser indicadores de um excelente funcionamento do ciclo.

Contamos com "o teu sonho", aluno, professor, encarregado de educação e pessoal não docente para continuar a “Formar bons cristãos e virtuosos cidadãos” objetivo final da nossa missão, enraizada nos sonhos do nosso fundador Marcelino Champagnat.

E agora "vive o sonho"! 

 

Coordenador do 3º Ciclo:
Prof. José Fernandes
 
 

 

Projeto “EM PONTO”

 

No mês de fevereiro foi lançado um desafio às nossas turmas do 3º ciclo: melhorar a sua pontualidade. Este desafio veio em forma de concurso. Ao fim de três meses, a vitória sorriu à turma do 7º D, que, de uma forma empenhada, conquistou o primeiro lugar. Claro está que o trabalho dos encarregados de educação também foi fundamental, visto que, desde o início, estiveram empenhados em colaborar com os seus filhos e especialmente com a Escola. Como prémio, o Colégio Marista de Carcavelos ofereceu a toda a turma a entrada na piscina no dia de ano. Uma oferta simbólica ao 7º D, que se esforçou desde o início, mantendo sempre o primeiro lugar.

Gostaria muito de afirmar que o projeto “Em ponto” foi um sucesso. Infelizmente, não o posso fazer. Apesar de uma melhoria da pontualidade e de uma consciencialização do problema, continua a existir um elevado número de faltas de atraso, que prejudicam o normal funcionamento das aulas.

O Colégio Marista de Carcavelos valoriza a pontualidade, porque a mesma contribui de forma determinante para a formação de alunos capazes de respeitar regras e normas, levando-os a conviver de forma apropriada em sociedade.

Os pais continuam a ter um papel fundamental, educando pelo exemplo. Através dos atos dos pais, o aluno também vai aprendendo.

Em forma de reflexão, deixo aqui um excerto do bestseller internacional de James Hunter: O Monge e o executivo – Uma história sobre a essência da Liderança (páginas 134 e 135). Diz o autor: “…eu capto várias mensagens quando uma pessoa se atrasa. Uma é que o tempo dela é mais importante do que o meu, mensagem que considero bastante arrogante. Atrasar-me também transmite a mensagem de que eu não devo ser muito importante para a pessoa, porque ela certamente seria pontual com alguém que achasse importante. Também me passa a informação de que não é muito honesta, pois as pessoas honestas cumprem a palavra e os compromissos, inclusive os do tempo. Atrasar-se é um comportamento extremamente desrespeitador e, pior, cria um mau hábito.”

Prof. José Fernandes

 
 

ORIENTAÇÃO VOCACIONAL - 9º ANOS

 
 
 
 
 

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES

 

 

ORIENTAÇÕES AOS ALUNOS

 

 

 

 

 

 

Facebook Linkedin Twitter Google + Pinterest
Gestão de Ensino: E-Schooling Server Portal SIGE3 Moodle Intranet Webmail Secretaria Virtual