Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Para mais informações clique aqui.

Bom dia!

brevemente novos pensamentos
Esta Semana: Põe-te a caminho a favor dos direitos

Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor da sua pele, ou pela sua origem, ou pela sua religião. As pessoas precisam aprender a odiar, e se elas podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu adversário.

 

Nelson Mandela, Long Walk to Freedom
Este Mês: Os teus direitos, os meus direitos

O nosso mundo está a tornar-se mais perigoso, menos previsível, mais caótico. Multiplicam-se novos conflitos, os antigos nunca desaparecem,     e ambos estão mais relacionados com a ameaça de terrorismo global e extremismo violento. Cada vez mais, vemos violações de direitos humanos como sinais de crises. Vemos abusos cometidos por extremistas. As violações de direitos económicos, como fortes desigualdades entre Estados, são uma fonte crescente de instabilidade social. (…)

Se queremos mesmo responder a estes desafios, temos de fazer da prevenção a nossa prioridade, atacar as causas dos conflitos e reagir mais atempada e eficazmente na resposta às preocupações com os direitos humanos.(…)

Devemos resistir a apelos para restaurar a tortura. A tortura é cobarde, não produz qualquer informação útil e envergonha qualquer país que a inflige. De forma semelhante, vamos trabalhar juntos para fazer retroceder esforços para restaurar a pena de morte. Digo isto como cidadão de um país que aboliu a pena de morte há 150 anos.(…)

Há discriminações e abusos contra minorias, comunidades indígenas e membros da comunidade LGBT em todo o mundo, enquanto os direitos  de refugiados e migrantes estão sob ataque. Com tantas pessoas a fugir   da guerra, a comunidade internacional não se pode eximir às suas responsabilidades. O nosso desafio não é o de partilhar o fardo, mas de partilhar a responsabilidade.

 

António Guterres, Sessão de abertura da 34.ª sessão do Conselho dos Direitos Humanos
Gestão de Ensino: E-Schooling Server Portal SIGE3 Moodle Intranet Webmail Secretaria Virtual