Desenvolvimento do Bom Dia:
1. O Professor faz uma breve introdução motivando para o dia que estamos a celebrar, um dia como o de hoje, 28 de outubro, há mais de 200 anos. Poderá ler o texto que se segue.
Marcelino e João Batista Montagne
Pouco depois, em 28 de outubro de 1816, aconteceu um facto que, para Marcelino, foi o sinal evidente de que deveria prosseguir no sonho da fundação da congregação dos Irmãos. O jovem sacerdote foi chamado à casa de um carpinteiro em Les Palais, um povoado um pouco além do Bessat. Um rapaz de dezassete anos, João Batista Montagne, estava à beira da morte. O jovem ignorava completamente as verdades da fé. Marcelino instruiu-o, ouviu-lhe a confissão, preparou-o para morrer. Saiu para visitar outro doente na localidade e, ao regressar à casa de Montagne, soube que João Batista morrera.
O encontro de Marcelino com esse adolescente transformou-o. O desconhecimento de João Batista a respeito de Jesus convenceu o jovem sacerdote de que Deus estava a chamá-lo para fundar uma congregação de Irmãos para evangelizar os jovens, especialmente os mais abandonados. Ao regressar à casa paroquial em La Valla, Marcelino decidiu executar o seu plano: assim pediu a João Maria Granjon que se tornasse o primeiro membro da comunidade de Irmãos ensinantes.
Do livro "São Marcelino Champagnat. Um coração sem fronteiras.” De Sean D. Simmon. 1999. FMS
2. Link com o vídeo de motivação que mostra a resposta de crianças e jovens dos vários colégios da nossa Província Compostela que respondem: Montagne é para mim hoje:
https://maristacarcavelosorg-my.sharepoint.com/:v:/g/personal/ricardohomem_marista-carcavelos_org/Ecggnw-PeP5Lo5wwgO-g6qoBHwRmiy56Q-D2B_3KFEHKnQ?e=f6R08E
(o vídeo não tem muita qualidade, mas foi realizado para toda a província com a valiosa colaboração na introdução de legendas só para nós.)
3. Esta é a resposta dos nossos colegas. Mas qual é a tua/nossa resposta?
a) A pergunta é: Quem é Montagne para ti hoje? Deixar alguns momentos de reflexão. Se os ajudar, podem escrevê-lo no papel e partilhá-lo em diálogo com a turma.
b) Estabelece-se um diálogo entre os estudantes e é acordada uma resposta comum que será registada no cartaz A3.
c) O Cartaz com a resposta não vai ficar na nossa sala de aula, vai ser partilhada com outra turma. Assim, o cartaz deve ser deixado no correio do DT/Prof Titular da Turma irmã. (Lista em anexo)
4. Para terminar convidar os alunos a fazer a oração a S. Marcelino que está em anexo. Em breve momentos, fazemos um momento de silêncio, acolhemos o sonho de Marcelino que chega até hoje e juntos rezamos a oração. Pode ser projetada na sala. (há duas versões para os alunos mais novos e mais velhos)
5. Geminação de Turmas.
a) Cada turma irá receber na sua sala a partilha feita pela turma geminada. Deve afixar no cartaz da sala e acolher a sua mensagem.
b) Com DT na próxima aula de FH será importante lerem a partilha feita pelos colegas e recordar a reflexão feita em turma, recordando os objetivos da atividade:
i. Desperta com a experiência de Marcelino Champagnat a cuidar do jovem Montagne;
ii. Comemorar o Dia de Montagne como um dia institucional;
iii. Desenvolver as Inteligências Interpessoal e Intrapessoal;
iv. Contextualizar o Dia de Montagne com a atual situação pandemia;
v. Fortalecer os laços entre alunos de diferentes ciclos/anos.
|